Ouvindo...

Irmão do traficante mais procurado da América Latina é preso pela Polícia Federal

Diego Nicolás Marset Alba foi preso em Foz do Iguaçu, no Paraná; ele é irmão de Sebastián Marset, o homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas

Prisão aconteceu em um condomínio da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná

A Polícia Federal brasileira conseguiu prender o irmão de um dos traficantes mais procurados da América Latina. Trata-se do uruguaio Diego Nicolás Marset Alba, irmão mais novo de Sebastián Marset - integrante do Primer Cartel Uruguayo cujo nome consta na lista de Difusão Vermelha da Interpol. A prisão ocorreu na terça-feira (26) em um condomínio na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, mas só foi divulgada nesta quarta (27).

O alvo estava foragido da justiça paraguaia, onde teve prisão preventiva decretada em 2022 pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Federal, Diego atuava como intermediário do irmão em viagens frequentes da Bolívia ao Paraguai, com o objetivo de garantir as transações ilícitas e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas.

Assim como o irmão, Diego também tinha o nome na lista de Difusão Vermelha da Interpol. Segundo as investigações, ele estava se escondendo em diferentes países da América do Sul até que foi encontrado no Brasil com três identidades falsas - uma paraguaia, uma brasileira e outra boliviana. Além das identidades, a Polícia Federal também apreendeu dinheiro e uma arma de fogo.

A apuração da polícia brasileira constatou que Diego estava no Brasil para acompanhar o nascimento do filho, cuja mãe seria uma cidadã boliviana. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF.

Irmão segue foragido

Até o momento, o paradeiro de Sebastián Marset ainda é um mistério. O narcotraficante foi um dos alvos da Operação ‘A Ultranza’, uma das maiores da história do Paraguai, iniciada em fevereiro de 2021 e que tinha como alvo quadrilhas que negociavam drogas com países da Europa.

Sebastián chegou a ser preso em setembro do mesmo ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com um passaporte falso. Ele reapareceu em julho deste ano na Bolívia, onde escapou das autoridades.

Conforme investigações conduzidas pelas autoridades uruguaias, o Primer Cartel Uruguayo (PCU), é uma cópia do Primeiro Comando da Capital (PCC) do Brasil. As duas organizações já se associaram para traficar drogas, armas e compartilhar rotas para envios para a África e Europa. Além do poder financeiro, o cartel é influente no país e também possui alto poder de fogo.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio