O apresentador de TV José Luiz Datena se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em cerimônia realizada, em São Paulo, nesta terça-feira (19). Ele foi recebido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e da deputada federal Tábata Amaral.
“O Brasil sofreu tanto nos últimos anos, com uma imbecilidade tão grande que se chama polarização, com dificuldades enormes por não saber entender o que é democracia, e democracia é a única coisa que salva um país. Ideias diferentes tem que ser toleradas, o princípio democrático é o princípio do contrário. Estamos precisando de gente que não só faça política, mas que governe”, afirmou na cerimônia de filiação.
Essa é a décima vez que Datena se filia a um partido político - e desistiu de disputar as eleições em cinco ocasiões. No ano passado, quando estava filiado ao PSC, o apresentador foi convidado a compor uma chapa ao Senado com apoio do atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes, mas não foi à frente com o processo. Em seguida, ele foi para o PDT, mas deixou o partido no mês passado, quando Tábata, que também foi filiada à legenda trabalhista de Ciro Gomes, o convidou para se filiar ao PSB.
Durante o discurso, Datena fez referência às eleições não disputadas.
“Eu sou o político mais vitorioso desse país, concorri em cinco eleições e não perdi nenhuma. Aí dizem assim: mas você desistiu cinco vezes. Eu não desisti da política, foi a política que desistiu de mim, senão, não estaria aqui. Quando apalavraram e assinaram coisas comigo e não cumpriram, eu imediatamente virei as costas e fui embora, porque não vi parceiros, não meus, mas do povo brasileiro. E, por isso, decidi esperar o momento certo para que aparecessem as pessoas corretas para disputar uma eleição”, disse.
A chegada de Datena ao PSB sugere uma composição de chapa junto à deputada federal Tábata Amaral, que já se apresentou como pré-candidata pelo partido à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais do ano que vem. Ela tem criticado a gestão de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e que tentará a reeleição.
“Olho para a sua história e esse é um partido com história, você é um homem firme. A independência que você carrega, o compromisso com as pessoas mais necessitadas. Quando a gente olha para a sua história o que fica mais vocal é o tanto de vez que você deu voz a essas pessoas. Está lá todo dia trazendo os principais problemas”, disse a parlamentar sobre o novo filiado do partido.