A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza neste fim de semana a segunda operação de repatriação de cidadãos brasileiros e parentes palestinos que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo Hamas. O novo grupo é formado por 47 pessoas. Eles se somam aos outros 32 resgatados pelo governo do Brasil em novembro. Do total, 68% dos repatriados são crianças, conforme dados apresentados pelo Ministério das Relações Exteriores.
No total, das 79 pessoas que saíram da Faixa de Gaza por meio da negociação brasileira, 54 eram crianças (17 do primeiro grupo e 27 do segundo).
No sábado (9), o novo grupo foi recepcionado pela equipe da embaixada brasileira no Egito. Lá, foi embarcado em vans e fez um trajeto de cerca de seis horas de viagem até a cidade do Cairo. Na capital egípcia, vão dormir e ser avaliados por profissionais da área médica. A previsão é de que o voo de volta decole neste domingo rumo ao Brasil.
Siga o canal da
Segundo o Itamaraty, aos menos 30 brasileiros permanecem na Faixa de Gaza. Na última lista, constavam 102 nomes, mas 24 tiveram a saída negada. Em consequência, alguns parentes dos que foram barrados acabaram desistindo do resgate, pelo menos temporariamente. No fim das contas, dos 78 previstos na lista autorizada, apenas 47 cruzaram a fronteira.