Pacheco se reúne com Haddad para discutir dívida de Minas

Reunião deve debater alternativa a Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apresentada pelo senador mineiro ao governo federal

Pacheco e Haddad se reunirão nesta quinta-feira (7)

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúne, nesta quinta-feira (7), com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para debater a renegociação da dívida pública de Minas Gerais com à União.

Pacheco apresentou a Haddad e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pacote de medidas para refinanciar a dívida de Minas, atualmente calculada em mais de R$ 160 bilhões. A Fazenda Nacional pediu um prazo até março para analisar a viabilidade do plano que seria uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) enviado pela equipe do governador Romeu Zema (Novo) à Assembleia Legislativa mineira.

O pacote de medidas de Rodrigo Pacheco sugere, entre outras coisas, a federalização de estatais como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Já o plano de Recuperação Fiscal propõe a venda da Codemig à iniciativa privada

O governador Zema e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), entraram com um pedido nessa quarta (6) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) permita o adiamento do processo de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.

Repórter da Itatiaia em Brasília

Ouvindo...