Ouvindo...

Mercosul deve concluir acordo com União Europeia até fevereiro, diz chanceler

Contrariando expectativa do governo brasileiro, Cúpula do Mercosul termina sem assinatura do acordo

Depois de um banho de água fria com a declaração do presidente da França Emmanuel Macron contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, o chanceler brasileiro Mauro Vieira disse que o trabalho em conjunto entre a união aduaneira e o bloco econômico continuam.

“Não mudou nada, continuamos negociando e conversando. O presidente Macron expressou as posições dele, como presidente da França, tendo em vista a posição do setor agrícola francês”, disse o ministro das Relações Exteriores em entrevista coletiva durante a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

O encontro terminou nesta quinta-feira (7) sem a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, contrariando a expectativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que confidenciou ter planejado convidar a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao encontro na capital fluminense.

“Agora, não mudou nada, estamos conversando até que ou se conclua [o acordo] ou que se chegue à conclusão de que não é possível firmar esse acordo. Mas estamos trabalhando. Vamos terminar de negociar a parte comercial do acordo, depois tem a parte formal de assinatura, tradução de todos os idiomas, mas esperamos terminar até fevereiro”, afirmou.

Com a conclusão do acordo, ele somente terá validade quando (e se) for aprovado pelos Parlamentos de todos os países integrantes do Mercosul e da União Europeia.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais