O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta sexta-feira (1) com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), sobre a situação de Maceió, que teve o estado de emergência decretado pela prefeitura por 180 dias devido ao risco de colapso de uma mina de exploração de sal-gema, que é de responsabilidade da Braskem. Cerca de 40 mil pessoas tiveram que sair de casa. Lula, que está fora do país participando da COP 28, nos Emirados Árabes Unidos, se comprometeu a agendar uma reunião com o governador de Alagoas, assim que retornar ao Brasil, segundo informações divulgadas por Paulo Dantas, pelas redes sociais.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, confirmou uma reunião com Paulo Dantas para a próxima terça-feira, às 10h. O encontro deve acontecer em Brasília. Alckmin afirmou que o governo federal está de prontidão para adotar medidas emergenciais que auxiliem as famílias atingidas e para atuar na reconstrução dos bairros.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), reconheceu nesta sexta-feira (1) a situação de emergência na capital alagoana, que corre risco iminente de abertura de crateras.