A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), é cotada para assumir o Ministério da Justiça caso o atual titular da pasta, Flávio Dino, seja indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é de Thaís Arbex, analista de Política da CNN Brasil. A possibilidade foi citada, inicialmente, pela Folha de S. Paulo.
Segundo a apuração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito a aliados que Tebet é boa opção para chefiar o Ministério da Justiça. Nesse cenário, haveria um desmembramento da pasta, que, hoje, abriga também o setor de Segurança Pública.
A nomeação de Tebet serviria para aplacar as críticas pela não indicação de uma mulher para a vaga de Rosa Weber no STF.
Já no que diz respeito a um eventual Ministério da Segurança Pública, o desejo de Lula é ter um nome de confiança, como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal estariam sob o guarda-chuva da nova pasta.
Lula pode oficializar, nesta segunda-feira (27), as indicações de Dino para o STF e de de Paulo Gonet Branco, vice-procurador-geral eleitoral, para a Procuradoria-Geral da República (PGR).