Ouvindo...

Times

‘Não dá para ficar assim, sem falar com A ou B’, diz Fuad sobre embate entre Lula e Zema

Prefeito de BH afirmou que divergências ideológicas não podem atrapalhar projetos em conjunto do governo de Minas com a União

O prefeito Fuad Noman (PSD) lamentou a relação conturbada entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Romeu Zema (Novo) e afirmou que as disputas ideológicas entre os dois chefes de Executivo não podem atrapalhar acordos que podem beneficiar a população.

“É uma questão que transcende Belo Horizonte, é uma questão que vem da eleição, entre direita e esquerda. O governador Zema tomou a decisão de apoiar explicitamente Bolsonaro, Lula estava do outro lado. Então tem esse afastamento. O que é importante é que, quando acaba eleição, é preciso se unir e entender que o mais importante é a cidade, o estado e o país. Não dá pra ficar assim: não vou falar com A ou B. Isso é bobagem. Por isso que tenho tratado da seguinte maneira: tem interesse em ajudar BH, estou junto.

Desde o início do ano, a relação entre Lula e Zema vem sendo marcada por alfinetadas, críticas e desencontros. Nesta semana, Lula chegou a citar que o governador de Minas não participa de encontros em Brasília.

“Eu ouço o Haddad falar de vez em quando que tem tentado discutir a dívida do Estado com os governadores. E é importante lembrar que o governador de Minas Gerais não compareceu em nenhuma reunião, ele mandou o vice. Eu espero que, daqui pra frente, o governador compareça para conversar com o ministro da Fazenda”, disse Lula durante encontro com políticos mineiros na terça-feira (21).

Zema, no entanto, participou de encontro com o ministro Fernando Haddad em maio, quando esteve em Brasília. Nesta semana, ele chegou a cumprimentar Lula durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, mas não foi recebido para um encontro.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais