Ouvindo...

Lula e Margareth Menezes participam de reinauguração do Cine Alvorada

A sala privativa da residência oficial do presidente foi inaugurada com a exibição do filme Saudosa Maloca, que conta a história do sambista Adoniran Barbosa

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta sexta-feira (17) da reinauguração do cinema do Palácio da Alvorada, que passou por reformas para receber um sistema de som novo e um projetor. Segundo o Ministério da Cultura, que foi responsável pelas melhorias no espaço, os equipamentos foram doados pela Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou, em coletiva de imprensa, que a abertura do espaço potencializa o cinema nacional. “Isso ajuda na divulgação, chama a atenção, é uma provocação para quem gosta de cinema. Os filmes que passarem aqui, terão uma projeção diferente”, avaliou a ministra.

A sala privativa da residência oficial do presidente foi inaugurada com a exibição do filme Saudosa Maloca, que conta a história do sambista Adoniran Barbosa. O filme retrata a história de Adoniran Barbosa e dois amigos na Maloca, um antigo casario no Centro de São Paulo, que se torna alvo de um homem interessado em demoli-lo para modernizar a região. A comédia se passa em dois tempos: nos anos 80, quando o já envelhecido Adoniran conta a um jovem garçom divertidas histórias ocorridas no bairro do Bixiga, em São Paulo, de onde são transportados à capital dos anos 50.

A ministra Margareth Menezes afirmou que a volta do cinema, no Palácio da Alvorada, marca a retomada das políticas públicas para a abertura de novas salas de cinema no país, e buscar mais áreas de produção para renovar a indústria do cinema nacional. “Os equipamentos que tinham no cinema do Alvorada, que é um cinema domiciliar, com 20 cadeiras, mas que tem um impacto simbólico importante para as produções”, pontuou o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.

O ator Paulo Miklos afirmou que a reabertura da sala representa um marco para o cinema nacional. “É o cinema nacional, de volta, no coração do governo brasileiro. Ocupando o lugar que ele deve ocupar, então, isso é uma grande alegria”, destacou Miklos. O filme Saudosa Maloca deve chegar às salas de cinema do país no dia 22 de fevereiro de 2024.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.