Ouvindo...

Times

Voo com repatriados de Gaza chega em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a chegada do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que trouxe os 32 brasileiros e familiares palestinos, da zona de conflito do Oriente Médio

Os 32 brasileiros e familiares palestinos que foram resgatados da zona de conflito do Oriente Médio pousou, às 23h24, desta segunda-feira (13), aqui na Base Aérea de Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a chegada do grupo acompanhado de alguns ministros. Pelo menos duas crianças, que estavam na aeronave, precisaram de atendimento médico por conta dos sinais de desnutrição. Elas foram levadas a um hospital, na capital federal, por uma ambulância que ficou na Base Aérea de Brasília aguardando a chegada do grupo. Não há informação sobre o estado de saúde das crianças.

O grupo aguardou pouco mais de 1 mês para conseguir sair da Faixa de Gaza e atravessar a fronteira com o Egito. A passagem só foi autorizada no último domingo (12). O avião da FAB deixou o Cairo, no Egito, na manhã desta segunda-feira (13). A aeronave, de uso presidencial, com capacidade para 40 passageiros, fez duas paradas técnicas: na Espanha e em Recife.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 24 pessoas do grupo serão transportadas na próxima quarta-feira (15), em avião da FAB para o estado de São Paulo. Destas, 12 serão encaminhadas aos familiares. As outras 12 serão levadas ao abrigo que o governo federal irá disponibilizar no interior de São Paulo. Todas as crianças do voo serão vacinadas pelo governo federal nesta terça-feira (14)

Ainda segundo o governo, as demais pessoas devem seguir em voos comerciais, sendo duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e uma para Novo Hamburgo (RS). Quatro pessoas ficam em Brasília, pois possuem familiares na capital federal.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais