Representantes do governo de Minas Gerais aproveitaram a viagem à China para acertar um acordo entre o estado e a multinacional de tecnologia Huawei. Há, ainda, acordo em torno de investimentos da Celer Biotecnologia em Montes Claros, cidade norte-mineira. As parcerias, que devem ser oficializadas nesta segunda-feira (6), foram confirmadas à Itatiaia por interlocutores que, assim como a reportagem, estão em solo asiático.
A segunda-feira, aliás, será o primeiro dia de agendas públicas do governador Romeu Zema (Novo) em Xangai, na China. As duas parcerias vão consistir nos primeiros resultados da viagem de Zema ao continente asiático. A comitiva mineira, que chegou ao país no fim da semana passada, dedicou as últimas horas a articulações internas
O acordo com a Celer deve ser formalizado em um evento com representantes da empresa. As tratativas com a Huawei, por outro lado, vão ser oficializadas durante uma visita do governador às instalações da empresa, que produz equipamentos como smartphones, computadores e relógios.
Com mais de 20 anos de mercado, a Celer é uma sociedade entre empresários brasileiros e chineses. A companhia é especializada em diagnóstico clínico humano e veterinário A empresa atua, ainda, no desenvolvimento e produção de sistemas para instrumentalizar e automatizar laboratórios.
Zema estará acompanhado de Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A entidade organizou uma comitiva que levou cerca de 180 empresários do estado à China
Já a Huawei, embora atue em ao menos cinco estados brasileiros, ainda não tem investimentos em Minas Gerais. A multinacional é especializada em soluções de Tecnologia da Informação.
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.