Ouvindo...

‘Harmonia’ entre Legislativo e Executivo alavanca investimentos em Minas, diz presidente da ALMG

Tadeu Martins Leite (MDB), presidente do Parlamento, compõe comitiva que está na China em busca de parcerias internacionais

Zema e Tadeu Leite estão na China ao lado de empresários de Minas

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), garante que os deputados estaduais estão dispostos a ajudar o empresariado mineiro a atrair investimentos internacionais. Neste domingo (5), em Xangai, na China, ele disse que a “harmonia” entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são essenciais para amparar a busca por parcerias com entes estrangeiros.

"É muito importante mostrar a harmonia do poder Legislativo, do poder Executivo, do Judiciário e das instituições. Sempre resguardando nossas independências, mas a harmonia é necessária. Isso é importante para que as empresas chinesas possam se instalar em Minas Gerais. Praticamente um terço do que a China traz do país sai de Minas Gerais. Então, é fundamental reforçar a boa relação entre Minas e a China”, apontou, em entrevista exclusiva à Itatiaia.

Leite e o governador Romeu Zema (Novo) acompanham uma comitiva de empresários que está em solo chinês para conversar com representantes de companhias asiáticas. Como já mostrou a reportagem, os emissários do estado têm os minerais lítio, silício e nióbio como principais apostas na busca por parcerias internacionais.

O lítio, por exemplo, ganhou cartaz em cidades do Vale do Jequitinhonha. A equipe de Zema acredita que o cinturão, formado por municípios historicamente afetados por problemas socioeconômicos, pode ganhar impulsos de desenvolvimento a partir das exploração das reservas do mineral, utilizado, por exemplo, na fabricação de baterias de carros elétricos.

“Quando você atrai investimentos, está atraindo geração de emprego e renda, melhorando a economia do estado de Minas”, completou o presidente da Assembleia.

Mais deputados presentes

Além de Tadeu Martins Leite, os deputados estaduais Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Antonio Carlos Arantes (PL) também estão na China.

“Em todos os importantes projetos para Minas, a Assembleia tem de estar do lado — e sempre esteve, especialmente neste primeiro ano de legislatura”, apontou o emedebista.

Viajaram, ainda, os deputados federais Eros Biondini (PL) e Hercílio Coelho Diniz, do MDB.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.