Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Governo de MG aposta em ‘Vale do Lítio’ para atrair investimento chinês

Governador Romeu Zema terá encontros com empresários em Xangai a partir desta sexta-feira (3)

Governador Romeu Zema desembarca na China nesta sexta-feira (3)

Governador Romeu Zema desembarca na China nesta sexta-feira

Imprensa MG

O governador Romeu Zema (Novo) e uma comitiva de empresários mineiros desembarcam em Xangai, na China, nesta sexta-feira (3) em busca de investimentos e aposta nas riquezas ‘Vale do Lítio’, no Vale do Jequitinhonha, como um trunfo para atrair indústrias asiáticas.

Neste ano, o governo de Minas lançou o chamado ‘Vale do Lítio’, iniciativa que recebeu um investimento de R$ 5 bilhões e que já gerou cerca de 4 mil postos de trabalho no Vale do Jequitinhonha.

Veja mais: Zema diz que investimentos na Regap são possíveis ‘em virtude da credibilidade do estado’

A gestão Zema quer vender as potências deste mineral que pode ser utilizado na fabricação de baterias até remédios. A meta é atingir R$ 30 bilhões investidos no lítio de Minas até 2030, por isso, o governo busca por novos parceiros. Zema terá compromissos até ao dia 8 de novembro na China.

“Nós já temos diversas empresas se instalando na região, próximo a Salinas, Araçuaí, Itinga, mas quero que essas empresas agreguem mais valor. Queremos que o lítio que sai do Vale do Jequitinhonha tenha maior valor agregado. Vamos conversar com diversas indústrias para, se possível, ter uma fábrica de baterias na região”, disse Zema.

Veja mais: O que é o lítio verde produzido pela Sigma Lithium no Vale do Jequitinhonha?

Depois, ele segue para agendas no Japão, onde vai participar de encontros com representantes de grandes empresas de tecnologia e da área farmacêutica. O governador Romeu Zema também tem agenda com o governo de Yamanashi, província localizada a duas horas de Tóquio, além de outros compromissos com autoridades e empresários japoneses.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. Em Belo Horizonte, teve passagens pelas rádios Alvorada, BandNews FM e CBN. No Grupo Bandeirantes de Comunicação, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Cobriu as tragédias ambientais da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Em 2023, venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo CNT.
Leia mais