Situada no Vale do Jequitinhonha, entre as cidades mineiras de Araçuaí e Itinga, a Sigma Lithium é uma empresa brasileira dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio verde. Ambientalmente e socialmente sustentável, o insumo tecnológico de lítio verde é obtido em uma planta greentech de processamento de última geração, que não utiliza reagentes químicos nocivos, não tem barragem de rejeitos e conta com uso de 100% de energia renovável e 100% de recirculação de água.
Para atingir o compromisso de estabelecer um processo produtivo sustentável para o lítio, transformando o minério bruto em um produto com alto grau de pureza, nos últimos cinco anos, a Sigma Lithium investiu de forma ostensiva em tecnologias limpas. “Como produtores de lítio verde, estamos ajudando a elevar o papel do Brasil na transição energética, ao mesmo tempo em que criamos um impacto positivo nas comunidades do Vale do Jequitinhonha”, afirma a CEO da companhia, Ana Cabral.
A origem desse lítio ambientalmente sustentável (ou lítio verde) vem desde a extração do minério, realizada de maneira a preservar o ribeirão Piauí, por exemplo. Afluente do rio Jequitinhonha, ele atravessa algumas comunidades e beneficia cerca de 80 famílias que habitam seu entorno e utilizam a água armazenada no período de chuva.
Mesmo com a possibilidade de explorar o minério em sua totalidade, o que incluiria as reservas debaixo do riacho, a Sigma Lithium decidiu ocupar um território menor para mineração e não interferir em seu curso para não gerar impacto para a população e o meio ambiente, pois a preservação do ribeirão também ajuda na conservação das matas no seu entorno, tornando-se um ganho ambiental e social para as comunidades
Outro ponto importante foi o desenvolvimento de um processo de beneficiamento do minério de lítio que não gera barragem de rejeitos e permite o seu empilhamento a seco para posterior comercialização, gerando mais recursos para os municípios. Além disso, a ausência de uso de produtos químicos no seu processo contribui para preservar os rios e matas da região.
Com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e suas comunidades têm se beneficiado com importantes iniciativas socioambientais da companhia, como a geração de emprego priorizando a mão de obra local com o programa Volta ao Lar, e o apoio às microempreendedoras a partir da oferta de microcrédito, com o Programa Dona de Mim.
Ao permitir que o Brasil assuma a liderança na transição energética como um importante fornecedor de insumo sustentável de lítio, a Sigma Lithium caminha para se tornar a 6ª maior produtora global de lítio e a única no mundo com as maiores notas de sustentabilidade socioambientais no segmento.