Ouvindo...

Times

Mauro Vieira liga para ministro de Israel para negociar retirada dos brasileiros em Gaza

Brasileiros não estão incluídos na terceira lista de estrangeiros que receberam permissão para atravessar de Gaza para o Egito pela passagem de Rafah

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mantém um canal de diálogo aberto com o ministro israelense Eli Cohen, com quem conversou por telefone nesta sexta-feira (3) em meio às negociações para a retirada dos brasileiros enclausurados em Gaza, alvo de bombardeios constantes de Israel. No início do dia, autoridades do país, do Egito e do grupo terrorista Hamas soltaram uma terceira lista com os estrangeiros autorizados a atravessar de Gaza para o território egípcio pela passagem de Rafah; essa relação, como as duas anteriores, não incluía os cerca de 30 brasileiros que buscam fugir da guerra.

O Itamaraty indicou nesta sexta-feira que o Brasil está em diálogo constante com as autoridades locais no Oriente Médio para tentar retirar o grupo da área bombardeada. “Vieira reiterou as gestões pela liberação da passagem dos brasileiros retidos em Gaza, para que possam ser imediatamente repatriados ao Brasil, via Egito”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores sobre a ligação de Mauro Vieira com o ministro Eli Cohen. “Foi o terceiro telefonema entre ambos os ministros nas últimas semanas, e o primeiro desde a abertura do posto fronteiriço de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, que ocorreu na última quarta-feira [1º]”, completou a informação.

Nessa quinta-feira (2), o ministro também ligou para o ministro egípcio Sameh Shoukry e repetiu o apelo para o país liberar a passagem para os brasileiros em Gaza. Há cerca de um mês, desde o início da operação de repatriação, o Brasil tenta retirar os nacionais de Gaza. O chanceler Vieira esteve com Shoukry no mês passado e mantém contato periódico com o ministro israelense à procura de uma solução. Nesta semana, o ministro brasileiro também converso com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e com o primeiro-ministro das Relações Exteriores do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais