O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mantém um canal de diálogo aberto com o ministro israelense Eli Cohen, com quem conversou por telefone nesta sexta-feira (3) em meio às negociações para a retirada dos brasileiros enclausurados em Gaza, alvo de bombardeios constantes de Israel. No início do dia, autoridades do país, do Egito e do grupo terrorista Hamas soltaram uma terceira lista com os estrangeiros autorizados a atravessar de Gaza para o território egípcio pela passagem de Rafah; essa relação, como as duas anteriores, não incluía os cerca de 30 brasileiros que buscam fugir da guerra.
O Itamaraty indicou nesta sexta-feira que o Brasil está em diálogo constante com as autoridades locais no Oriente Médio para tentar retirar o grupo da área bombardeada. “Vieira reiterou as gestões pela liberação da passagem dos brasileiros retidos em Gaza, para que possam ser imediatamente repatriados ao Brasil, via Egito”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores sobre a ligação de Mauro Vieira com o ministro Eli Cohen. “Foi o terceiro telefonema entre ambos os ministros nas últimas semanas, e o primeiro desde a abertura do posto fronteiriço de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, que ocorreu na última quarta-feira [1º]”, completou a informação.
Nessa quinta-feira (2), o ministro também ligou para o ministro egípcio Sameh Shoukry e repetiu o apelo para o país liberar a passagem para os brasileiros em Gaza. Há cerca de um mês, desde o início da operação de repatriação, o Brasil tenta retirar os nacionais de Gaza. O chanceler Vieira esteve com Shoukry no mês passado e mantém contato periódico com o ministro israelense à procura de uma solução. Nesta semana, o ministro brasileiro também converso com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e com o primeiro-ministro das Relações Exteriores do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani.