O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará nos próximos dias os nomes dos dois novos designados para as diretorias de Assuntos Internacionais e de Relacionamento do Banco Central (BC), segundo antecipou o ministro Fernando Haddad (PT) nesta segunda-feira (23) à tarde. “O presidente deve anunciar os novos diretores nesta semana”, disse após reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD). “Já comentei com ele [Pacheco] os perfis dos indicados e os nomes. Foi uma agenda boa de trabalho”, detalhou.
O ministro da Fazenda afirmou que os nomes sugeridos ao presidente Lula já receberam aval. Após a comunicação dos indicados ao Senado Federal, a Casa sabatinará os dois futuros diretores. “Fui tratar com ele [Pacheco] para ele não ficar sabendo pela imprensa”, declarou Haddad.
Os mandatos dos atuais diretores Fernanda Guardado e Maurício Moura se encerram no próximo 31 de dezembro. Estas indicações serão a segunda leva feita pelo presidente Lula desde o início do mandato, há dez meses. Em junho, o petista indicou o economista Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária e o advogado Ailton de Aquino Santos para a diretoria de Fiscalização.