Ouvindo...

Governo pode lançar programa para renegociar dívidas de produtores rurais, anuncia Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta segunda-feira (23) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir o programa de renegociação de dívidas no campo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo federal poderá lançar um programa, nos mesmos moldes do Desenrola Brasil, com o objetivo de facilitar a renegociação de dívidas dos pequenos produtores rurais. O tema foi discutido em reunião entre Haddad e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. O Desenrola Brasil ficará em vigor até o fim deste ano.

O ministro Fernando Haddad evitou estipular prazo, mas deixou em aberto a possibilidade de lançar um programa de renegociação de dívidas para os produtores rurais utilizando a mesma plataforma do Desenrola Brasil “Eu disse à ele (Paulo Teixeira) que a plataforma, que pode ser utilizada mais para frente, está sendo usada para as dívidas que estão em renegociação. Mas que a plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações. Então, coloquei à disposição do MDA, para o futuro, a mesma plataforma que foi construída para o Desenrola”, detalhou Haddad na saída da reunião.

O Desenrola Brasil foi lançado em julho deste ano, pelo governo federal, para permitir que os brasileiros possam negociar débitos com bancos e concessionárias de serviços. A primeira etapa contemplou pessoas com dívidas de até R$ 100 com bancos, que foram retiradas do cadastro de negativados pelas instituições financeiras. A Faixa 2 do programa permitiu a renegociação de dívidas bancárias de até R$ 20 mil. A terceira etapa do Desenrola Brasil, iniciada este mês, contemplou as pessoas com dívidas bancárias e de consumo (como conta de luz, água, varejo, educação, entre outras), que ganham até dois salários mínimos ou estão inscritas no CadÚnico, poderão renegociar os débitos através de uma plataforma online.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.