O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo federal poderá lançar um programa, nos mesmos moldes do Desenrola Brasil, com o objetivo de facilitar a renegociação de dívidas dos pequenos produtores rurais. O tema foi discutido em reunião entre Haddad e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. O Desenrola Brasil ficará em vigor até o fim deste ano.
O ministro Fernando Haddad evitou estipular prazo, mas deixou em aberto a possibilidade de lançar um programa de renegociação de dívidas para os produtores rurais utilizando a mesma plataforma do Desenrola Brasil “Eu disse à ele (Paulo Teixeira) que a plataforma, que pode ser utilizada mais para frente, está sendo usada para as dívidas que estão em renegociação. Mas que a plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações. Então, coloquei à disposição do MDA, para o futuro, a mesma plataforma que foi construída para o Desenrola”, detalhou Haddad na saída da reunião.
O Desenrola Brasil foi lançado em julho deste ano, pelo governo federal, para permitir que os brasileiros possam negociar débitos com bancos e concessionárias de serviços. A primeira etapa contemplou pessoas com dívidas de até R$ 100 com bancos, que foram retiradas do cadastro de negativados pelas instituições financeiras. A Faixa 2 do programa permitiu a renegociação de dívidas bancárias de até R$ 20 mil.