O governo brasileiro confirmou que poderá trazer estrangeiros que desejam sair da zona de guerra, em Israel, nos voos de repatriação que vierem trazendo brasileiros da região, desde que haja lugares vagos nesses voos.
O governo já trouxe de carona três bolivianos em um voo de repatriação operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nessa sexta (23). Esse oitavo voo encerrou a primeira fase da operação “Voltando em Paz” de repatriação de brasileiros de Israel, desde que teve início o conflito com o grupo radical islâmico, Hamas.
Outros países pediram ajuda ao Brasil para a repatriação de estrangeiros, mas só foi possível atender ao pedido boliviano aquela ocasião.
Uma aeronave cedida pela Presidência da República, está no Cairo, no Egito, onde aguarda autorização para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
O nono Airbus enviado pelo Brasil decolou de Tel Aviv com 209 passageiros e 9 animais de estimação às 17h25, horário local, neste domingo (22) e tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro às 4h desta segunda-feira (23).