Ouvindo...

Lula se manifesta sobre fim de sanções dos EUA contra a Venezuela: ‘recebi com satisfação’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (19) que as sanções econômicas prejudicam a população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que recebeu com satisfação a notícia de que os Estados Unidos retiraram as sanções econômicas contra a Venezuela, depois que o governo e a oposição assinaram um acordo para a realização de eleições em 2024 com o acompanhamento de entidades internacionais. Em uma publicação nas redes sociais, Lula enfatizou que sanções econômicas prejudicam a população dos países afetados e dificultam processos de mediação e resolução de conflitos. “O levantamento total e permanente de sanções contribui para normalizar a política venezuelana e estabilizar a região”, opinou Lula.

O governo dos Estados Unidos suspendeu as sanções impostas à indústria venezuelana de petróleo e gás, que foram impostas na gestão do ex-presidente dos EUA Donald Trump. O alívio foi uma resposta ao acordo eleitoral entre o governo de Nicolás Maduro e opositores na Venezuela para a realização de eleições em 2024, além da libertação de prisioneiros. A Venezuela libertou cinco presos, dentre eles figuras conhecidas da oposição política.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.