O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas analisa nesta terça-feira(17) a resolução do Brasil sobre a guerra em Israel. O colegiado colocará em votação o texto do Brasil na retomada da reunião do conselho que acontece às 18h, horário local em Nova Iorque, e às 19h aqui no Brasil.
A resolução formulada pelo Brasil condena o grupo armado Hamas, pede o cessar-fogo entre Israel e o grupo extremista; a liberação dos reféns e a permissão para ações humanitárias nas regiões de conflito.
O colegiado esteve reunido nessa segunda (16) no terceiro encontro realizado pelo Conselho de Segurança desde o início do conflito em 7 de outubro. O órgão rejeitou a resolução proposta pela Rússia. Estados Unidos, Reino Unido e França, que são membros permanentes e têm poder de veto, votaram contra o texto russo. O resultado teve cinco votos a favor, quatro contra e seis abstenções.
Basicamente, a proposta da Rússia não fazia nenhuma menção ao Hamas e pedia um cessar-fogo humanitário. Representantes russos consideraram positivo que, pelo menos, foi possível colocar ‘algumas pautas em discussão’.
Para que uma resolução seja aprovada, é preciso ter os votos de pelo menos 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança. Além disso, ao mesmo tempo, as nações que têm assento permanente no Conselho, que são Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos, não podem ser contra por causa do poder de veto de cada uma.