O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) vai promover um encontro com deputados estaduais de sua base aliada na Assembleia Legislativa. A reunião acontecerá no fim da tarde nesta terça-feira (18), no Palácio da Liberdade, na Savassi, em Belo Horizonte. A ideia é utilizar o encontro para afinar as relações entre o poder Executivo e os parlamentares.
Comumente, representantes do governo promovem espécies de “happy-hours” para conversar com deputados estaduais. Desta vez, contudo, o encontro vai acontecer na semana em que a Assembleia deve receber o documento que detalha as medidas propostas pelo Palácio Tiradentes para renegociar uma dívida de cerca de R$ 160 bilhões contraída junto à União. Um dos articuladores do bate-papo é o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares (PMN).
Como mostrou a Itatiaia na semana passada, integrantes da Assembleia aguardam o recebimento do documento
Aliados de primeira hora de Zema costumam dizer que a base governista conta com 57 dos 77 deputados de Minas. A apertada vitória na votação que autorizou o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) considerados supérfluos, entretanto,
Paralelamente ao Regime de Recuperação Fiscal, o governo Zema faz cálculos para conseguir aprovar outro projeto considerado essencial. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que elimina a necessidade de referendo popular para autorizar a venda de empresas estatais como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A informação sobre o encontro entre Zema e os deputados foi inicialmente publicada pelo Estado de Minas e confirmada pela reportagem.