Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Nicolás Maduro conversaram ao longo de meia hora em ligação telefônica na manhã de segunda-feira (16). As eleições na Venezuela no próximo ano, as sanções econômicas impostas ao país pelos Estados Unidos e um possível acordo para facilitar o comércio na área fronteiriça com o Brasil estão entre os assuntos abordados pelos presidentes na conversa, segundo informou o Palácio do Planalto.
Em relação às eleições, o Planalto esclareceu que Lula solicitou informações sobre a negociação entre o governo e a oposição para o pleito. O brasileiro também quis saber sobre as conversas que a Venezuela mantém com os Estados Unidos em relação às sanções econômicas impostas ao país.
No mês passado, o governo brasileiro pediu, em reunião no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que os norte-americanos retirem as sanções aplicadas à Venezuela.
Lula e Maduro discutiram ainda a possibilidade de construção de um acordo para agilizar o comércio na fronteira entre os países. A conversa ocorre em meio à tensão entre produtores brasileiros e o governo venezuelano que, há meses, dificulta as exportações de alimentos em Pacaraima, na fronteira com Roraima.
Ainda segundo o documento do Planalto, as dívidas da Venezuela com o Brasil e a retomada da exportação de energia elétrica para o país também pautaram a conversa.