Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta segunda-feira (16) rumo à cidade de Roma, na Itália, onde repassará ao avião da presidência da República kits para assistência humanitária destinados à população palestina.
Este voo precisará de autorização governo do Egito para aterrissar no território e desembarcar os insumos. A operação de envio de itens para apoio humanitário a Gaza é coordenada pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.
Em meio aos bombardeios israelenses e às restrições impostas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a população de Gaza sofre com escassez de suprimentos, interrupção do fornecimento de energia elétrica e desabastecimento de água. O cenário é crítico nos hospitais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os kits enviados à região de Gaza contêm 40 purificadores portáteis que, segundo o governo brasileiros, são suficientes para tratar cerca de 220 mil litros de água por dia. Em relação aos medicamentos, o Ministério da Saúde enviou dois kits com 48 itens cada; são analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, luvas, seringas e outros materiais para atendimento à população.
A Itatiaia procurou o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira para verificar se há planejamento para entrega dos kits em Gaza ou se eles permanecerão no Egito para auxílio às pessoas que atravessarem pelo corredor humanitário, ainda não aberto pelo país.