Ouvindo...

Quarto avião da FAB decola de Israel com 207 passageiros; cinco são de BH

A aeronave da Força Aérea Brasileira decolou na tarde desta sexta-feira (13) de Tel Aviv com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

O quarto avião da FAB enviado a Israel para repatriar brasileiros decolou nesta sexta-feira

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado a Israel para repatriar brasileiros vai pousar na madrugada de sábado (14) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O voo decolou na tarde desta sexta-feira (13) com 207 passageiros de 18 cidades brasileiras, além de dois cachorros e dois gatos. Do total, cinco passageiros terão Belo Horizonte como destino.

Segundo o governo federal, na lista de passageiros, há quatro crianças com dois anos ou menos. A Operação Voltando em Paz, iniciada no último sábado (7), já trouxe 701 brasileiros de volta ao país. Todos estavam em Israel, e embarcaram em voos da FAB partindo de Tel Aviv. Até o momento, o Itamaraty recebeu, pelo menos, 2.700 pedidos de brasileiros que desejam retornar ao país. O governo brasileiro está priorizando as pessoas sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.

O Itamaraty aguarda autorização para que os 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza possam deixar o local e atravessar a fronteira com o Egito. A maior parte do grupo está abrigado em uma escola em Gaza. O governo brasileiro pediu formalmente a Israel para não atacar a escola.

A aeronave da Presidência da República destacada para resgatar brasileiros que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (13). A aeronave presidencial, modelo VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros, aguarda autorização para ir ao Egito, para repatriar os brasileiros que estão no lado palestino do confronto. O governo aguarda ordem para que o grupo possa cruzar a fronteira, saindo de Gaza. Será do Egito que os brasileiros que estão em Gaza irão embarcar em um voo da FAB para retornar ao Brasil.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.