Ouvindo...

Lula conversa com presidente de Israel sobre saída de brasileiros do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou, pelas redes sociais, que pediu nesta quinta-feira (12) ao presidente de Israel, Isaac Herzog, para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (12) por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, sobre a possibilidade de abertura de um corredor humanitário para permitir que as pessoas deixem a Faixa de Gaza, cruzando a fronteira com o Egito, em segurança. Pelas redes sociais, Lula condenou o que chamou de ataques terroristas, e revelou ter feito um apelo ao presidente israelense para que não deixe faltar água, luz e medicamentos em hospitais. “Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, afirmou Lula.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, vai comandar nesta sexta-feira (13) uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, convocada pelo Brasil - que assumiu a presidência rotativa do conselho em primeiro de outubro. Na reunião, prevista para às 16h, no horário de Brasília, está pautada a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial, além dos desdobramentos do conflito no Oriente Médio.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.