Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram na tarde desta quinta-feira (12), da Base Aérea de Brasília e do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para buscar brasileiros que estão em meio à guerra entre Israel e o Hamas. Entre os aviões da FAB enviados no âmbito da Operação Voltando em Paz está o avião presidencial, com capacidade para 40 pessoas, que foi cedido de forma emergencial, com o objetivo de buscar os brasileiros que estão no lado palestino do confronto bélico. No caminho, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde, e irá aterrissar nesta sexta-feira (13) em Roma, na Itália, onde aguardará autorização para buscar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Para que os brasileiros na Faixa de Gaza sejam resgatados, o grupo depende de autorização para cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito. A região tem sido atacada por Israel devido à presença de integrantes do Hamas. Segundo o governo federal, cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza manifestaram interesse em retornar ao Brasil. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com o governo do Egito para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros realizarem a travessia.
A segunda aeronave da FAB, que decolou do Galeão, terá como destino a cidade de Roma, na Itália. Em solo italiano, o avião vai aguardar autorização para pousar em Tel Aviv, capital de Israel, para resgatar brasileiros. Até o momento, seis aeronaves da FAB foram empregadas na Operação Voltando em Paz. Segundo o governo, 494 pessoas já foram deslocadas desde o início da operação, que tem o objetivo de resgatar os brasileiros que estão em meio à guerra entre Israel e o Hamas.
Desde o início da operação, dois aviões já pousaram no Brasil. O primeiro, chegou na madrugada de quarta-feira (11), na Base Aérea de Brasília, com 211 passageiros. O segundo chegou na madrugada desta quinta-feira (12), no Galeão, com outros 214 brasileiros, além de quatro animais de estimação. Um terceiro voo, com 69 passageiros, chegará na madrugada de sexta-feira (13), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Antes, a aeronave fará paradas técnicas em Portugal e em Cabo Verde. Do total, nove passageiros terão Belo Horizonte como destino final e um irá para Uberlândia. A previsão é a de que, pelo menos, 900 brasileiros sejam trazidos de volta ao país até o próximo sábado (14), em voos da FAB,
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, vai comandar nesta sexta-feira (13) uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, convocada pelo Brasil - que assumiu a presidência rotativa do conselho em primeiro de outubro. Na reunião, prevista para às 16h, no horário de Brasília, está pautada a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial, além dos desdobramentos do conflito no Oriente Médio.