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Carnaval de BH: edital para patrocínio da folia em 2024 e 2025 não atrai empresas

Licitação terminou sem interessados em investir, no mínimo, R$ 800 mil nas próximas duas edições do evento

Edital para patrocínio do Carnaval de BH é concluído sem interessados

Nenhuma empresa manifestou interesse em patrocinar as duas próximas edições do Carnaval de Belo Horizonte. A prefeitura, por meio da Belotur, abriu no dia 21 de setembro um edital para captar recursos para o evento que será realizado em 2024 e 2025, no entanto, o chamamento público foi encerrado sem nenhuma proposta recebida. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), um novo edital será divulgado nos próximos dias.

Neste ano, a prefeitura decidiu lançar um edital único para a captação de recursos financeiros para as duas próximas edições do Carnaval de BH, “consolidada como uma das melhores festas de rua do país”, de acordo com comunicado publicado na época.

O edital tinha como objetivo atrair pessoas jurídicas de direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”. Os interessados deveriam se comprometer a desembolsar, no mínimo R$ 800 mil - sendo R$ 300 mil para o Carnaval de 2024 e R$ 500 mil para a edição seguinte.

Em contrapartida, a empresa que saísse vencedora da licitação poderia ativar até oito marcas sob a chancela de “patrocínio master”, “patrocínio” e “apresenta”. O edital previa, ainda, que somente uma marca poderia ter exclusividade comercial sobre outras empresas do mesmo ramo.

De acordo com as informações do edital, a abertura dos envelopes se daria no dia 4 de outubro, mas o prazo foi adiado para dois dias depois.

Mesmo assim, “a licitação em destaque restou deserta”, conforme publicação da Comissão Permanente de Licitação na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Município.

O que diz a Prefeitura de BH?

A Belotur informa que realizou, em junho de 2023, uma consulta pública do Edital de Patrocínio do Carnaval 2024/25, com o objetivo de elaborar um chamamento alinhado às expectativas do mercado e às necessidades da folia belo-horizontina.

No entanto, nessa primeira publicação do edital não houve interessados. Agora, a Belotur trabalha para publicar nos próximos dias um novo edital de patrocínio no modelo de cotas, seguindo na busca de parceiros para qualificação do Carnaval.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.