Ouvindo...

UNE pede tarifa zero para eleição de conselheiros tutelares, mas PBH nega

No próximo domingo (1º) eleitores podem escolher 45 novos conselheiros tutelares que atuarão nas nove regionais

UNE pediu gratuidade para o transporte público no próximo domingo

A Prefeitura de Belo Horizonte negou, nesta quinta-feira (28), um pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE) para garantir tarifa zero no transporte público municipal no próximo domingo (1º). O objetivo seria facilitar o deslocamento de eleitores que queiram votar nas eleições que irão escolher 45 conselheiros tutelares e nove conselheiros plantonistas.

Em ofício, encaminhado ao prefeito Fuad Noman (PSD), a Diretora de Políticas Públicas da UNE, Laura Luiza Costa, destaca a importância do pleito e reforça que a medida seria similar à adotada pela própria prefeitura nas eleições presidenciais do ano passado.

Veja também: Eleição para conselheiros tutelares é marcada por politização em Belo Horizonte

“Assim como ocorreu nas últimas eleições gerais, no ano de 2022, a tarifa zero na cidade para incentivar o voto, dessa vez é ainda mais relevante, visto a não obrigatoriedade das eleições para o conselho e a importância desse órgão”, mostra trecho do documento.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte respondeu que “não há previsão legal” nem recursos disponibilizados no Orçamento municipal “que permita ao município assegurar a gratuidade”.

Contagem

Pedido idêntico foi apresentado pela ONG Rumo Certo à Prefeitura de Contagem, também para solicitar o transporte municipal gratuito no próximo domingo. Até o momento, o Executivo municipal da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, não respondeu a pedido de posicionamento solicitado pela Itatiaia.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.