O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu pela primeira vez com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o encontro foi excelente. “Muito boa, muito produtiva, muito cordial”, afirmou o ministro. A reunião durou 1h20 e foi realizada no Palácio do Planalto.
Ainda segundo Haddad, a receptividade de Lula foi muito boa. “Recebeu bem, a conversa transcorreu muito bem. Na verdade, eu penso que foi um encontro assim institucional, de construção de relação, de pactuação em torno de conversas periódicas. Foi excelente”, avaliou.
O encontrou ocorreu após a base do presidente Lula amenizar as críticas ao presidente do Banco Central, reagindo ao início da queda na Taxa de Juros. Antes, Campos Neto vindo sendo alvo de duras críticas, inclusive, do próprio Lula. O ministro da Fazenda afirmou que esta foi apenas a primeira reunião. “Vão ter (novos encontros). Não conversamos sobre tópicos específicos. O presidente deixou claro o respeito que tem pela instituição. A reciprocidade foi muito boa da parte do Roberto. Foi uma conversa realmente muito e auto nível”, concluiu.
Taxa Selic
De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas. Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986.
Na última reunião do COPOM, a Selic teve segunda queda consecutiva e caiu de 13,25% para 12,75% menor patamar desde de 2022. Até o fim do ano, a previsão dos analistas é que a Selic caia para 11,75%. A taxa de juros impacta o percentual de dinheiro que circula na economia, quando mais alta, menor a quantidade de empréstimos feita pela população.