Ouvindo...

Lupi será ouvido na Câmara sobre juros do consignado para aposentados e pensionistas

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será ouvido nesta quarta-feira (20) pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Ontem (19), o colegiado discutiu projeto que proíbe o casamento gay no país

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será ouvido nesta quarta-feira

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será ouvido nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, na Câmara dos Deputados, sobre a redução dos juros do crédito consignado, em operações de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS. Na audiência, Lupi será questionado pelo colegiado a respeito da resolução do Conselho Nacional de Previdência Social, que recomendou que o INSS fixe em 1,91% o teto máximo de juros ao mês.

O pedido para a apresentação do debate foi protocolado pelo deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). No requerimento, o parlamentar ressaltou que a decisão do Conselho Nacional de Previdência Social não considerou as especificidades do mercado. “Essa é a terceira vez no ano que a taxa máxima cobrada de aposentados e pensionistas na modalidade tem alteração por parte do governo federal, de maneira artificial, sem levar em consideração as especificidades do mercado”, criticou.

A decisão do Conselho Nacional de Previdência Social foi aprovada, em agosto, por 14 votos a 1. A resolução reduziu o limite para o empréstimo com desconto em folha de 1,97% para 1,91%. Já na modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.