Ouvindo...

Gabriel nomeia Sérgio Rodrigues, advogado de Wellington Magalhães em cassação, para cargo na Câmara de BH

Profissional do Direito vai atuar como assessor técnico do Legislativo e terá, por exemplo, de acompanhar contratações e fiscalizar contratos

Sérgio Santos Rodrigues vai atuar na Câmara de BH

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (sem partido), nomeou o advogado Sérgio Santos Rodrigues para um cargo no Poder Legislativo da capital. O ato consta na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Município (DOM). Segundo o documento, Rodrigues vai atuar como assessor técnico especializado da Casa Legislativa.

Na função, Rodrigues será responsável por atividades como o acompanhamento das contratações vigentes e a fiscalização dos contratos ativos. Ele estará diretamente subordinado à chefia do gabinete da presidência da Câmara.

Nesta semana, 26 vereadores decidiram instaurar processo que pode culminar na cassação de Gabriel Azevedo. Em 2019, quando o então presidente da Casa, Wellington Magalhães, perdeu o mandato, seu defensor era Sérgio Rodrigues. Magalhães também assumiu a defesa de Léo Burguês (União Brasil), que renunciou em meio a um processo de cassação neste ano.

Procurado pela Itatiaia, Gabriel destacou o currículo do escolhido para o posto de assessor técnico especializado.

“Sérgio Augusto Santos Rodrigues é Advogado, Mestre (Faculdade de Direito Milton Campos, MG, Brasil) e Doutorando em Direito (Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal). Foi Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara e na Universidade FUMEC, tendo ministrado aulas de Direito Empresarial, Direito Desportivo (graduação e Pós-graduação), Direito do Consumidor e Teoria Geral do Direito. Seu currículo é adequado para a função de assessor técnico especializado”, lê-se em trecho de nota encaminhada à reportagem.

Rodrigues, que é presidente do Cruzeiro, disse ter atuado em “diversos processos delicados” que foram analisados pelos integrantes da Câmara de BH. “Acompanho bem os trabalhos há muito tempo”, falou.

“Recebi o convite do presidente Gabriel para atuar a favor da Câmara de Belo Horizonte e não vi como me furtar e este compromisso tão importante. Estarei sempre imbuído no espírito de fazer o melhor, com toda limitação do cargo, para, juridicamente, auxiliar nos projetos que tramitam em prol da nossa cidade”, completou o advogado. (Leia, no fim deste texto, os posicionamentos de Gabriel e Sérgio Rodrigues)

Exonerações

No fim de agosto, em meio à crise na Câmara de BH, houve a exoneração, na Casa, de nomes ligados ao grupo político do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro (PP). A cassação de Gabriel colocou, em campos opostos, os aliados do presidente e interlocutores próximos a Aro.

A signatária do pedido de cassação de Gabriel é a deputada federal Nely Aquino (Podemos), que faz parte da chamada Família Aro. Viviane Souza, que era chefe de gabinete da presidência no período em que Nely liderava a Câmara, continuou no posto com o novo presidente, mas foi desligada do cargo no fim do mês passado, justamente a reboque das exonerações.

O que diz Gabriel Azevedo?

Sérgio Augusto Santos Rodrigues é Advogado, Mestre (Faculdade de Direito Milton Campos, MG, Brasil) e Doutorando em Direito (Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal). Foi Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara e na Universidade FUMEC, tendo ministrado aulas de Direito Empresarial, Direito Desportivo (graduação e Pós-graduação), Direito do Consumidor e Teoria Geral do Direito. Seu currículo é adequado para a função de assessor técnico especializado, cabendo-lhe especificamente:

I - acompanhar as contratações em vigor;

II - auxiliar na fiscalização dos contratos vigentes;

III - elaborar relatório circunstanciado sobre as propostas de alteração;

IV - participar de grupos de trabalho para elaboração de estudo técnico preliminar para contratações que objetivem substituir as atuais;

V - exercer atribuições correlatas necessárias à execução dos trabalhos.

O provimento do cargo de que trata este artigo dependerá da conclusão de curso de graduação em Ciências Sociais, Estatística ou Direito.

O titular do cargo de que trata este artigo ficará subordinado diretamente à chefia de gabinete da presidência da Câmara.

O que diz Sérgio Santos Rodrigues?

Advogo no direito público, notadamente o eleitoral, municipal e político de uma forma geral desde que me graduei, em 2004.

Na Câmara de BH, atuei em diversos processos delicados e acompanho bem os trabalhos há muito tempo.

Recebi o convite do Presidente Gabriel para atuar a favor da Câmara de Belo Horizonte e não vi como me furtar e este compromisso tão importante. Estarei sempre imbuído no espírito de fazer o melhor, com toda limitação do cargo, para, juridicamente, auxiliar nos projetos que tramitam em prol da nossa cidade.

Sempre que convocado para ajudar nossa cidade estarei à disposição.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.