Ouvindo...

Times

Direção nacional do PT confirma que deve indicar hoje (2) nome para concorrer à PBH

A presidente nacional do Partido, Gleise Hoffmann, confirmou a informação à Itatiaia, em Brasília

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleise Hoffmann, confirmou à Itatiaia, em Brasília, que o PT deve indicar hoje (02) um candidato à prefeitura de Belo Horizonte. A plenária será às 14h, na sede da CUT em BH. O nome mais cotado, conforme adiantado pela Itatiaia, é o do deputado federal Rogério Correia. São consideradas também as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo. “Nós três estamos discutindo, mas é bem provável que a gente chegue a uma unidade desse nome ainda, Edilene, no dia 2 agora de setembro, onde a presidenta Gleise estará ainda em Belo Horizonte”, disse Rogério Correia em entrevista ao podcast Abrindo o Jogo. Assista:

Correia afirma que a direção nacional planeja candidatura própria em Belo Horizonte. “Já há um pensamento que eu diria unânime dentro do partido, que nós precisamos de ter uma candidatura própria do partido”, ressaltou.

Depois da definição interna, o PT vai costurar alianças com aliados mais próximos que são PV e o PC do B, que fazem parte da federação petista e com PSOL/Rede que fazem parte de outra federação. “Precisamos conversar também, especialmente com a esquerda, através do PSOL, da Rede, que são outra coligação. É uma outra coligação, estão dentro de uma outra coligação. É que também tem nomes colocados como o da Bela, o do próprio Paulo Lamac, então será uma tentativa também de unidade com a esquerda. E acho que temos que ampliar isso para a base do presidente Lula. O PSD, com certeza, é base do presidente Lula em Brasília”, afirmou.

Os petistas avaliam que o cenário atual, com Lula na presidência da República, é o melhor momento para apresentar um candidato competitivo em Belo Horizonte, fazendo frente à candidatura bolsonarista que deve ser representada pelo deputado estadual Bruno Engler (PL).

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais