O pai do atacante Neymar Jr., Neymar da Silva Santos, e o caçula do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro, estão na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras. Os dois são alvos de requerimentos protocolados pelos deputados Caio Vianna (PSD-RJ) e Glauber Braga (Psol-RJ) que devem ir à votação na sessão marcada para quarta-feira (30). Os parlamentares pedem que os dois sejam convocados para prestar depoimentos à comissão.
A expectativa é que o presidente da CPI, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), também leve à votação dos membros outros 16 requerimentos — entre eles o que prevê a quebra dos sigilos bancários dos irmãos proprietários da 123 Milhas.
A audiência de quarta-feira da CPI das Pirâmides promete ser extensa. Às 14h30, parlamentares começam a votação dos 18 requerimentos previstos. Cerca de quatro horas depois, começam a ouvir os depoimentos de Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, dois dos três sócios à frente da 123 Milhas.
Inicialmente, eles deporiam à CPI nesta terça-feira (29); entretanto, os
Em relação ao setor de turismo, deputados solicitam que os representantes de Gol, Azul e Latam sejam convidados a prestar esclarecimentos à comissão. E, além da 123 Milhas, um dos alvos é João Ricardo Rangel Mendes, presidente do Hotel Urbano. O parlamentar Duarte Jr. (PSB-MA) pede que ele seja convocado a depor e a quebra do sigilo bancário.
Neymar Pai e Jair Renan Bolsonaro. O deputado Caio Vianna pediu a convocação de Neymar da Silva Santos para que ele esclareça à CPI as atividades da NN Consultoria. A empresa pertence ao pai de Neymar Jr. e à mãe do atleta, Nadine Gonçalves, e presta consultoria para planejamento de carreira, gestão de negócios e construção de marcas para jogadores de futebol. Em seu site, a NN Consultoria ostenta como clientes: o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, o atacante do Cruzeiro Arthur Gomes e o destaque do Santos Lucas Lima, para citar alguns.
A convocação de Jair Renan Bolsonaro é um pedido do deputado Glauber Braga. O político descreveu o requerimento a necessidade de ouvir o caçula do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as propagandas feitas por ele para a Myla Metaverse, uma empresa ligada a uma criptomoeda própria. “Estima-se que, em apenas 24 horas, Jair Renan Bolsonaro conseguiu captar R$ 266 mil em investimentos na Myla”, citou.
O que é a CPI das Pirâmides Financeiras?
A CPI das Pirâmides investiga fraudes cometidas a partir do uso de criptomoedas. As empresas denunciadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) são suspeitas de atrair vítimas com a promessa de retornos financeiros rápidos e vantajosos.
A comissão deve conduzir coercitivamente o ex-atacante