Ouvindo...

Fiemg é homenageada na ALMG por seus 90 anos de história

Entidade foi fundada em 1933 e atua na defesa dos interesses industriais e na formação profissional dos mineiros

Flávio Roscoe recebe placa das mãos do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), e do 1º secretário Antônio Carlos Arantes

Os 90 anos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foram comemorados nesta sexta-feira (18) em uma reunião especial realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Presidente da entidade, Flávio Roscoe recebeu uma placa para marcar o aniversário da federação, fundada em 1933.

“Esses 90 anos representam o impacto que a Fiemg vem fazendo no estado desde o seu início: a formação profissional dos mineiros, busca a promoção do bem-estar e da saúde dos trabalhadores e de suas famílias e busca também a defesa dos interesses industriais do nosso estado, e assim defendendo também todos os interesses da sociedade”, disse ele.

Segundo o presidente, a Fiemg atende 215 mil alunos, entre escolas do Sesi e do Senai, e 800 mil pessoas anualmente fazem uso dos serviços de saúde e segurança do trabalho ofertados pela entidade, além de 200 unidades espalhadas por Minas Gerais que promovem inovação e startups.

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo) destacou a parceria da Fiemg com o governo de Minas no Trilhas de Futuro, no qual 35% das vagas são oferecidas pelas escolas técnicas da entidade. “A Fiemg podia dar aula sobre o Trilhas de Futuro”, disse ele.

“Nós hoje temos mais de 100 mil alunos matriculados recebendo bolsa integral do governo para fazerem o curso que eles escolherem, com transporte e alimentação pagos por nós. A nossa expectativa é que até o final do mandato de Romeu Zema 400 mil jovens sejam matriculados nesses cursos. Já temos 70 mil formados, 100 mil hoje com curso em andamento, e temos matrículas sendo abertas a cada seis meses”, concluiu Mateus Simões.

O presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), disse que a Fiemg é “cada vez mais necessária” para o fortalecimento do setor produtivo de Minas Gerais. “O desenvolvimento da indústria está diretamente ligado ao desenvolvimento do nosso estado. Ciente disso, o Parlamento mineiro trabalha para promover um ambiente de negócios propício ao empreendedorismo e ao crescimento de todos os setores econômicos, discursou ele.

Estiveram presentes deputados federais, como Nikolas Ferreira (PL), Newton Cardoso Júnior (MDB) e Pedro Aihara (Patriota), além de estaduais como Betinho Pinto Coelho (PV), Carlos Henrique (Republicanos) e Gustavo Santana. Também prestigiaram o evento o senador Carlos Viana (Podemos), o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido) e representantes do Poder Judiciário.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.