Ouvindo...

Após idas ao Amazonas e ao Rio de Janeiro, Lula viaja para o Paraguai na terça-feira (15); saiba detalhes

Presidente Lula (PT) deverá cumprir agendas na África do Sul, em Angola e em São Tomé e Príncipe ainda neste mês de agosto

Presidente Lula (PT) embarca para o Paraguai na próxima terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Brasília em seis dos 13 dias que se passaram em agosto até este domingo (13). O período de ausências da capital federal aumentará a partir da próxima terça-feira (15), quando o petista decola rumo ao Paraguai para a posse presidencial de Santiago Peña, em Assunção. Ainda para o mês, Lula cumprirá agendas oficiais no continente africano com compromissos marcados na África do Sul, em Angola e em São Tomé e Príncipe.

O trânsito do presidente em agosto começou em Parintins, no Amazonas, no último dia 4 com a cerimônia de relançamento do programa Luz para Todos. Dali, Lula seguiu para Santarém, no Pará, onde passou o fim de semana com a primeira-dama Janja da Silva, e no dia 7 cumpriu outras agendas. Entre os dias 8 e 9, o petista participou da Cúpula da Amazônia. Na última quinta-feira (10) e na sexta-feira (11) esteve no Rio de Janeiro para o lançamento do Novo PAC.

Após a cerimônia, Lula retornou a Brasília e permanecerá na capital até terça-feira. A ida ao Paraguai é outro passo da gestão do petista para o estreitamento de laços com o país-vizinho a fim de renegociar o Tratado de Itaipu, que completou 50 anos em abril. O intuito é a redistribuição da energia produzida na hidrelétrica.

Ainda em agosto, Lula irá à África do Sul para a Cúpula do Brics. Durante a passagem pelo continente africano, o petista quer realizar reuniões com líderes políticos de Angola e participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.