Ouvindo...

Lula diz que Cúpula da Amazônia vai tratar de ‘desenvolvimento sustentável’

Presidente da República prometeu ‘cuidar’ da floresta e projetou reunião internacional agendada para esta semana

Na semana passada, Lula esteve em Parintins, no Amazonas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (6), que a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), vai servir para que os chefes de Estado de países da região debatam estratégias de “desenvolvimento sustentável”. A reunião de cooperação entre as nações vai acontecer entre a terça-feira (8) e a quarta-feira (9).

“Nós vamos cuidar da Amazônia. Os próximos dias serão de muito trabalho entre os países da região para focarmos em um desenvolvimento sustentável que cuide das florestas e das pessoas. Acompanhe. Bom dia e bom domingo”, afirmou Lula, no Twitter.

Vão se reunir representantes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Ao fim do primeiro dia de conversas, os integrantes do bloco devem assinar a chamada Declaração de Belém. O documento vai detalhar diretrizes em prol do desenvolvimento sustentável da região.

O texto deve conter tópicos sobre temas como proteção do bioma e da bacia hidrográfica, apoio a ações de ciência e tecnologia, inclusão social e incentivo à economia local. Saberes e tradições dos povos indígenas e comunidades tradicionais amazônicas também vão ser contemplados.

Desde a sexta-feira, ministros e outros representantes do governo Lula têm conversado com movimentos sociais e setores civis em Belém. O evento, chamado de Diálogos Amazônicos, é uma espécie de “prévia” da cúpula internacional.

Mais três convidados

Os governos da Indonésia, da República do Congo e da República do Congo também devem enviar participantes à Cúpula da Amazônia. Os três países, ao lado do Brasil, têm as maiores porções de florestas tropicais do mundo.

No início do mês, ao comentar a ida de emissários dos três países a Belém, Lula voltou a citar o mote do “desenvolvimento sustentável”. Segundo o petista, a participação dos Congos e da Indonésia será “fundamental”.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.