A Indonésia, a República Democrática do Congo e a República do Congo foram convidadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da Cúpula da Amazônia, que acontece
Juntos, os países possuem três das maiores florestas tropicais do mundo: Amazônica, do Congo e a Borneo-Mekong, que passa pela Indonésia.
Segundo Lula, “além dos oito países amazônicos, a presença da Indonésia e dos dois Congos [República do Congo e República Democrática do Congo], países com florestas tropicais, é fundamental para uma aliança pelo desenvolvimento sustentável”.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, confirmou a Lula que enviará um representante ao encontro. Os líderes de ambos países africanos — Denis Sassou Nguesso, da República do Congo, e Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo — também afirmaram que participarão.
Em novembro do ano passado, os países apresentaram
Entre os dias 26 e 28 de outubro próximos está marcado um encontro entre os países em Brazzville, capital da República do Congo.
Floresta do Congo
A Floresta do Congo tem 2,86 milhões de km² e se estende por seis países da África Central: República do Congo, República Democrática do Congo, Camarões, República Centro-Africana, Gabão e Guiné Equatorial.
Representando 6% da área florestal mundial, o bioma desempenha um papel crucial na estabilidade do clima global, evitando o que seria equivalente a 10 anos de emissões globais de CO².
Mais de 10 mil espécies de plantas tropicais são encontradas na região. Entre os animais, estão mais de 400 mamíferos, 1.000 espécies de aves e 700 espécies de peixes. Inclusive, também abriga animais ameaçados de extinção, como elefantes-da-floresta e gorilas-das-montanhas.
Floresta Amazônica
Com 6,74 milhões de km², a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e se estende por oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.
De acordo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o bioma abriga 73% das espécies de mamíferos e 80% das aves, de um total de mais de 120 mil espécies de animais existentes no Brasil. Entre eles estão o galo-da-serra, o macaco-aranha, a ariranha e o jacaré-açu.
A maior parte do território amazônico é composto por florestas densas e abertas, mas abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras, segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).
A bacia hidrográfica amazônica é a maior do mundo, com cerca de 6 milhões de km², com 1.110 afluentes, concentrando 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.
Floresta do Bornéu-Mekong
A Floresta do Bornéu-Mekong é dividida em duas regiões: a ilha de Bornéu e o rio Mekong.
O rio Mekong é um dos maiores do mundo, e passa por seis países: China, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.
A ilha de Bornéu, é a quarta maior do mundo, e está dividida entre Brunei, Malásia e Indonésia. Representando apenas 1% das terras do mundo, detém cerca de 6% da biodiversidade mundial em suas florestas tropicais.
O bioma tem mais de 15 mil plantas, sendo cerca de 6.000 nativas que são encontradas nos pântanos, manguezais, florestas planas e montanhosas. Entre os animais encontrados estão orangotango-de-bornéu, elefante-pigmeu-de-bornéu, tigres-de-sumatra e rinocerontes-de-sumatra.