Ouvindo...

PF faz operação em endereços ligados a Carla Zambelli e procura hacker da ‘Vaza Jato’

Agentes cumprem mandado de prisão contra hacker Walter Delgatti Neto

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (2) uma operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados a deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, em inquérito que investiga o acesso ilegal aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

Na operação, os policiais visam cumprir, ainda, um mandado de prisão contra o hacker Walter Delgatti Neto, que ficou popularmente conhecido como hacker da Lava Jato.

Segundo a Polícia Federal, os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão, além de mandado de prisão preventiva em São Paulo, e três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal.

As ações ocorrem no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar a invasão ao sistema do CNJ, que tramitou perante a Justiça Federal, mas teve declínio de competência para o Supremo Tribunal Federal em decorrência do surgimento de indícios de suposto envolvimento da deputada Carla Zambelli.

Os crimes teriam ocorrido entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Pelas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relativos a invasões ou a tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais