O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou nessa sexta-feira (28) com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña no Palácio do Alvorada. Esse é o segundo encontro entre os dois no Brasil desde que Santiago Peña foi eleito presidente do Paraguai em abril.
A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) e do presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri.
O ponto principal da reunião é um novo acordo da Usina de Itaipu Binacional. Segundo Peña, Brasil e Paraguai tem que chegar a um consenso para que o acordo seja bom para os dois países.
“Falamos também do acordo de Itaipu que vai começar negociação 13 de agosto. A intenção é ter uma visão geral. Qual o papel que Itaipu vai cumprir nos próximos 50 anos? Já sabemos o que aconteceu nos últimos 50 anos. Depois de assinado o acordo, a Itaipu foi construída, operada e a dívida foi paga”, afirmou Penã.
Um dos pontos do acordo deve prever quanto o Brasil deve pagar pelo excedente que usa da usina de Itaipu. Hoje, o Brasil paga um preço de custo por essa energia.
“O Paraguai não está buscando política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolver seu país, o Paraguai tem muita gente jovem que quer trabalhar, então hoje estamos buscando política econômica que vai gerar emprego. A ideia não é mudar emprego do Brasil para o Paraguai, a ideia é que todo emprego feito fora do Mercosul venha para Brasil ou Paraguai e temos que trabalhar juntos em como gerar que essa essa energia seja oportunidade para gerar emprego”, explicou Peña.
Santiago Peña tem 44 anos e é formado em economia. Ele foi eleito para um mandato de 5 anos. A cerimônia de posse está marcada para o dia 15 de agosto em Assunção. O presidente Lula confirmou que vai ao Paraguai para posse.