O residente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber nesta sexta-feira (28), o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O presidente eleito do país vizinho está no Brasil desde terça-feira (25) para compromissos em São Paulo e Brasília.
O encontro será no Palácio da Alvorada devido a Lula estar em processo de recuperação de uma artrose no quadril. Na terça-feira (25), o presidente foi até o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para fazer uma infiltração para aliviar as dores. Desde então, o presidente despacha da residência oficial.
Além de discutir políticas de cooperação entre os dois países, Lula e Peña devem rever pontos do tratado da usina de Itaipu Binacional. O assunto já tinha sido discutido entre os dois, já que essa será o segundo encontro entre eles neste ano. Os dois tiveram uma reunião no Palácio do Planalto em maio, logo após o paraguaio ter sido eleito.
O presidente Lula já confirmou que vai a posse do novo presidente do Paraguai, que acontecerá no dia 15 de agosto em Assunção. Peña, que tem 44 anos e é formado em economia, assumirá um mandato de 5 anos.