A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (27) a Operação Coringa contra um hacker que teria invadido sites do governo federal, bancos e outras instituições privadas e até sites americanos.
A operação aconteceu em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e teve colaboração de autoridades dos Estados Unidos, em razão do investigado também ter invadido sistemas do governo e de empresas americanas. A operação recebeu o nome de Coringa devido o suspeito assumir diversas identidades e realizar várias funções distintas, agindo como um verdadeiro inimigo do Batman.
Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços em São Paulo. Segundo as investigações o hacker teria invadido sites do governo brasileiro, do governo norte-americano e de empresas como bancos e telefonia do Brasil e do exterior.
A PF identificou que o hacker recolhia as informações e as vendia em fóruns da darkweb. Para driblar as autoridades, ele pedia o pagamento por meio de criptomoedas e com a intermediação de um garantidor.
O suspeito será indiciado por crime de invasão de dispositivo informático e no crime de receptação.