Ouvindo...

Governo Lula confirma Pochmann no IBGE após Tebet dizer que troca seria ‘desrespeitosa’

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), disse em entrevista antes do anúncio não ter dialogado com o presidente Lula (PT) sobre a mudança no IBGE

Ministra Simone Tebet afirmou que troca no IBGE seria ‘desrespeitosa’

A opção pelo economista Márcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não passou pelo crivo da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). Foi isto que ela deu a entender após conceder entrevista à jornalista Miriam Leitão na noite dessa quarta-feira (26) às vésperas do anúncio feito pelo Palácio do Planalto sobre a mudança no IBGE — que está sob o guarda-chuva do Planejamento e Orçamento.

Tebet negou ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a nomeação de Márcio Pochmann para a presidência do instituto público. A declaração ocorreu minutos antes do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do Governo Federal.

“Não conversei com o presidente da República sobre este assunto. Nós não estamos tratando de IBGE. Até porque seria um desrespeito com o presidente que hoje está lá em um ciclo que ainda não se encerrou”, declarou. A ministra, aliás, negou que a reunião da última segunda-feira (24) com Lula fosse motivada pela mudança no IBGE. Sobre Pochmann, Simone Tebet se limitou a dizer que não o conhecia.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.