Ouvindo...

Ministro da Casa Civil Rui Costa cobra queda na taxa de juros maior que 0,25%

Em entrevista, ministro declarou que Banco Central tem que dar contribuição na economia

Rui Costa cobra redução progressiva da taxa de juros pelo Banco Central.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse nessa terça-feira (25) ter convicção de que o Banco Central reduzirá a taxa de juros, atualmente em 13,75%, pelo Banco Central (BC). A afirmação foi feita durante uma entrevista a Band News TV. Para o ministro, a taxa de juros é o único indicativo que falta para que a economia do Brasil cresça de forma mais substantiva.

O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do BC responsável por definir a taxa de juros, se reúne nos dias 1º e 2 de agosto. “Eu tenho uma absoluta convicção que desta vez o Banco Central dará a sua contribuição para retomada do emprego e da renda do brasileiro. Vai reduzir a taxa de juros. Se discute hoje o quanto que vai cair e nós queremos que ela caia de forma progressiva, consistente para que a gente possa retomar os investimentos”, afirmou o Ministro.

Rui Costa ainda afirmou que a queda tem que ser maior que 0,25% pois a previsão é que a inflação continue em queda. “Até porque a inflação tem caído de forma consistente. Não só a inflação deste ano, mas a inflação projetada. Analistas financeiros apontam uma queda bastante significativa nos próximos 12 meses. Então não tem porque a taxa de juros não acompanhar a expectativa de queda da inflação”, explicou o ministro.

PAC

Rui Costa afirmou também que o Novo PAC, programa de aceleração do crescimento, será lançado pelo presidente Lula (PT) no dia 11 de agosto. O principal investimento do novo PAC continua sendo em infraestrutura. Mas, segundo o ministro, o programa terá investimentos na área social, com a construção de escolas, creches, unidades de saúde e hospitais.