O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD-MG), criticou a postura do vereador Bráulio Lara (Novo) que apresentou um Projeto de Lei que prevê a mudança do zoneamento da cidade e pode impedir a construção de um conjunto habitacional no terreno onde funcionava o aeroporto Carlos Prates. O equipamento foi desativado em abril. O parlamentar defende a reabertura do aeródromo e divulgou um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas de moradores do entorno que são contra o fechamento do aeroporto.
“Eu nunca vi um vereador que é contra a casa popular, numa cidade que tem uma carência de casa popular tão grande quanto Belo horizonte e optar por ter um aeroporto e não moradia popular, lazer e cultura para as pessoas da região, serviços públicos, UPA postos de saúde, escolas. É estranho o interesse de mudar aquilo para um aeroporto, partindo de um vereador. Da comunidade que vivia lá, eu até entendo, porque era o negócio deles, eles estavam lá há não sei quantos anos. Agora um vereador falar que não quer casa popular, eu acho estranho”, disparou o prefeito em entrevista exclusiva à Itatiaia.
Abaixo-assinado
O prefeito disse que não viu o abaixo-assinado, mas se posicionou sobre o movimento. “Se tem dez mil pessoas que estão contra, nós podemos fazer um abaixo-assinado que vai ter 100 mil que é a favor. Mas não vamos fazer isso, não, porque nós já temos convicção e consciência disso”, afirmou o prefeito. Fuad Noman espera iniciar as intervenções no terreno já no mês que vem e a transferência definitiva em setembro.
Resposta
O vereador Bráulio Lara foi procurado pela Itatiaia e respondeu. “Ninguém é contra habitação popular. O que a gente está discutindo é que você não precisa desativar um equipamento econômico tão importante como o aeroporto, que traz empregos para nossa cidade, pessoas de altíssimo gabarito profissional, formação profissional, todas as questões que envolvem desenvolvimento econômico passam por aeroporto. Agora, em Belo Horizonte, nós temos diversas outras áreas vocacionadas por essa construção popular e que a prefeitura já deveria estar atuando nisso há muito tempo. Então é lamentável o prefeito querer manter esse discurso populista para querer ficar fazendo acenos para uma população que vem sofrendo há muito tempo com a inércia da prefeitura”, rebateu.