Deputados federais bolsonaristas entraram com um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta de declarações do petista durante o último encontro do Foro de São Paulo, em Brasília, na última semana. O pedido é assinado pelo deputado Paulo Bilynskij (PL-SP) e outros 27 parlamentares.
O documento lista algumas frases ditas por Lula durante o encontro, que reúne partidos de esquerda da América Latina. Entre elas, a declaração do presidente que diz ter orgulho de ser chamado de “comunista” e sobre a necessidade de enfrentar o “discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo”.
“Aqui no Brasil, nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”, disse Lula na ocasião, em frase que foi anexada ao pedido de impeachment apresentado na Câmara dos Deputados.
Para os parlamentares, a fala do presidente pode ser enquadrada no artigo 4º da Lei de Crimes de Responsabilidade. Em seu inciso terceiro, a lei é crime de responsabilidade quem atenta contra “o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais”.
“A afirmação de Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de que a família deve ser combatida constitui uma verdadeira afronta aos princípios constitucionais e aos direitos fundamentais garantidos à família, como a proteção do Estado, a dignidade, a igualdade e a liberdade”, diz trecho do requerimento assinado pelos bolsonaristas.