Ouvindo...

Arthur Lira libera deputados para votarem por app em semana de feriado

Com a medida, deputados não precisam estar em Brasília na semana marcada pelo feriado de Corpus Christi

Arhur Lira dispensou deputados de irem a Brasília na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), liberou os parlamentares para votarem por meio do aplicativo Infoleg durante as sessões convocadas para a próxima semana. O objetivo é permitir que os deputados federais possam passar o feriado de Corpus Christi em suas bases eleitorais, sem a necessidade de retornarem a Brasília para comparecerem às sessões de forma presencial.

As novas regras foram publicadas nesta sexta-feira (2) e valem para reuniões deliberativas convocadas para os dias 6 e 7 de junho.

“O registro biométrico de que trata o caput deste artigo será dispensado nas sessões e reuniões deliberativas convocadas para segundas e sextas-feiras e também para os dias 6 e 7 de junho de 2023, sendo permitido aos parlamentares nessas ocasiões o registro de presença e a votação das matérias constantes da ordem do dia das sessões ou da pauta das reuniões pelo aplicativo lnfoleg”, diz trecho de um Ato da Mesa editado em março de 2020.

Na ocasião, o Parlamento liberou a votação de forma remota pelos parlamentares por conta das medidas de restrição provocadas pela pandemia de covid-19.

De acordo com justificativa de Lira apresentada aos parlamentares, a medida serve para “otimizar os trabalhos da Casa na semana de 5 a 7 de junho”.

Conforme a agenda da Câmara dos Deputados, não há previsão de votação de matérias em plenário na próxima semana.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.