O governo federal estuda voltar com a Lotex, o tradicional jogo da loteria que ficou conhecido como ‘raspadinha’. A expectativa do Ministério da Economia é arrecadar mais de R$ 3 bilhões com o retorno do jogo de loteria instantânea.
Segundo o ministério, uma Medida Provisória deve ser editada em maio.
O jogo foi extinto o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando esse tipo de loteria foi permitido para empresas privadas, por meio de concessões. No entanto, as empresas que venceram o leilão, encerraram a operação em 2020.
Veja mais:
A intenção do governo é que a venda das raspadinhas seja feita, exclusivamente, por pessoas com deficiência. Para isso serão feitos convênios “com entidades representativas de pessoas com deficiência e entidades desportivas, ou através de correspondentes e empresários lotéricos”.
Desde a semana passada, quando o Ministério da Fazenda desistiu de acabar com a isenção de impostos para encomendas internacionais, o que afetaria empresas como a Shein, Shopee e AliExpress, o governo estuda novas formas de aumentar a arrecadação. A volta da raspadinha seria uma das maneiras.