Ouvindo...

Volta da raspadinha? Governo federal estuda recriar tradicional jogo de loteria instantânea

Após desistir de taxar Shopee, Ali Express e Shein, Ministério da Fazenda estuda outras formas para aumentar a arrecadação

Governo federal estuda retomar os jogos da raspadinha para aumentar a arrecadação federal

O governo federal estuda voltar com a Lotex, o tradicional jogo da loteria que ficou conhecido como ‘raspadinha’. A expectativa do Ministério da Economia é arrecadar mais de R$ 3 bilhões com o retorno do jogo de loteria instantânea.

Segundo o ministério, uma Medida Provisória deve ser editada em maio.

O jogo foi extinto o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando esse tipo de loteria foi permitido para empresas privadas, por meio de concessões. No entanto, as empresas que venceram o leilão, encerraram a operação em 2020.

Veja mais: AliExpress, Shein e Shopee: compras vão manter isenção de imposto

A intenção do governo é que a venda das raspadinhas seja feita, exclusivamente, por pessoas com deficiência. Para isso serão feitos convênios “com entidades representativas de pessoas com deficiência e entidades desportivas, ou através de correspondentes e empresários lotéricos”.

Desde a semana passada, quando o Ministério da Fazenda desistiu de acabar com a isenção de impostos para encomendas internacionais, o que afetaria empresas como a Shein, Shopee e AliExpress, o governo estuda novas formas de aumentar a arrecadação. A volta da raspadinha seria uma das maneiras.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.