Alexandre Silveira propõe aumentar teor de etanol na gasolina para 30%

Ministro de Minas e Energia vai apresentar a ideia ao Conselho Nacional de Política Energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Em visita a Uberaba nesta sexta-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG) disse que irá propor o aumento do teor de etanol na gasolina dos atuais 27,5% para 30%. No Triângulo Mineiro, ele participou da 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, que deve atingir níveis recordes neste ano.

“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores”, disse Silveira.

“O aumento do teor de etanol vai contribuir para a segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, acrescentou o ministro.

A proposta será discutida no âmbito do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que reúne 16 ministérios para estabelecer a política energética do governo. A próxima reunião está prevista para maio.

Safra em Minas Gerais

A projeção é que a produção de cana-de-açúcar na safra 2023 e 2024 supere os 71,8 milhões de toneladas registradas em 2020, o recorde produzido em Minas Gerais. Segundo Alexandre Silveira, o fomento à indústria sucroenergética é prioridade para o governo Lula pois gera sustentabilidade para o setor de combustíveis

“Investir no setor significa garantir um futuro em que se respeita o conceito amplo de sustentabilidade, contribuindo com o desenvolvimento de todo o nosso país, sem deixar de lado o cuidado com as pessoas”, concluiu o ministro.

Ouvindo...