Ouvindo...

Sindicato dos professores diz que reajuste salarial de 12,84% é ‘insuficiente’

Sindute-MG defende reajuste de 14,95%, aprovado pelo governo federal para o piso nacional dos professores

Sindute-MG avaliou que índice usado pelo governo de Minas para reajustar salários dos professores ficou abaixo do determinado pelo MEC

A proposta de reajuste salarial de 12,84% para os professores mineiros foi considerada “insuficiente” pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute-MG).

“A proposta é insuficiente diante do que determina a lei federal e a portaria de reajuste do piso. A portaria do piso é de 14,95% e lá não está determinado que nós podemos calcular proporcionalmente o reajuste de acordo com o entendimento de cada governo”, afirmou Denise Romano, coordenadora-geral do Sindute.

No ano passado, o governo federal determinou o índice mínimo de 14% para o reajuste do piso salarial dos professores e o valor foi confirmado pelo Ministério em janeiro deste ano.

“O reajuste que estamos reivindicando é o de 14,95%, que é o que foi determinado pelo Ministério da Educação. Por óbvio, o governo de Minas está novamente rebaixando o que determina a lei federal. O (reajuste de) 12,95% é um índice insuficiente”, finalizou.

Anúncio de reajuste

Nesta quarta-feira (26), o líder do Bloco do governo Zema na Assembleia, deputado Cassio Soares (PSD), do PSD, afirmou que o governo de Minas irá enviar um projeto para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos próximos dias garantindo o pagamento do piso nacional salarial para todos os professores na rede estadual em Minas Gerais.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Itatiaia, o parlamentar anunciou que o pagamento será retroativo a janeiro de 2023.

“Hoje, o governo do estado está anunciando que vai sim pagar o piso salarial nacional para todos os professores da rede estadual mineira, dentro da proporcionalidade e retroativo a janeiro de 2023. Isso é importante, porque qualquer anúncio tem que ser responsável e o governo, dessa forma, está anunciando o que vai conseguir cumprir com os recursos nos cofres do estado”, afirmou.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.