O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que seu partido vai acionar o Conselho de Ética da Câmara para que André Janones (Avante) seja punido por chamar Nikolas Ferreira (PL) de “chupetinha” durante uma
“Telefonei de manhã para o presidente Valdemar do PL, legitimado a representar no Conselho de Ética, e ficou acertado que o PL ingressará contra o deputado Janones no Conselho de ética. Outras medidas estão sendo estudadas também”, escreveu Eduardo Bolsonaro em suas redes. “Se fosse alguém de direita a esquerda estaria em polvorosa”, finalizou.
A reunião da CCJ na terça-feira (28), que ouviu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi marcada por clima quente e muito bate-boca entre deputados de oposição e governistas.
Ofensa homofóbica
Na reta final da sessão, Nikolas Ferreira pediu ao ministro que não tratasse os deputados da comissão “como palhaços”, quando foi interrompido por André Janones, que afirmou: “Vai, chupeta”.
A ofensa homofóbica foi em referência a um vídeo falso divulgado durante a campanha eleitoral de 2022 que associou Nikolas a um ato erótico. Outros deputados governistas também xingaram Nikolas.
Nesta quarta-feira (29), Janones usou suas redes para dizer que suas falas naõ tiveram caráter homofóbico. “É importante explicitar que de fato, o apelido chupeta, até onde sei, não tem qualquer relação com a orientação sexual do deputado bolsonarista. Até ele se eleger representante do sindicato LGBTQIA+ de ontem para hoje, para se declarar vítima de homofobia”, escreveu Janones.
O deputado disse que o apelido foi criado pelo influenciador Felipe Neto e faz referência ao fato de Nikolas ser jovem.
‘Frouxos’
Na sessão desta quarta-feira (29), Janones afirmou que vai continuar a “usar palavras de baixo-calão” para rebater críticas de deputados bolsonaristas.
“Esperei que algum deles que tivesse a valentia que têm nas redes sociais, mas parece que a grande maioria dos bolsonaristas são frouxos. Eles não tem coragem de dizer quem foi que chamou o deputado chupeta de chupetinha. Quem chamou foi eu. E continuarei fazendo enquanto alguns nesta Casa poderem usar palavras de baixo calão para chamar o Lula de ‘nove dedos’, eu também estou autorizado a fazê-lo”, disse Janones.
O parlamentar disse ainda que foi ameaçado pelo deputado Alberto Fraga durante a sessão em que os deputados ouviram o ministro Flávio Dino.